Cuidados Pré operatórios
Cirurgia Eletiva
Procedimentos cirúrgicos eletivos (programados) podem ser planejados com antecedência. Qualquer dúvida sobre o procedimento deve ser esclarecido com seu cirurgião. Tempo provável de internação pode variar dependendo das condições clínicas apresentadas no pós operatório. Cirurgias de grande porte ou com pacientes com problemas de saúde podem necessitar de um CTI para melhor acompanhamento.
Procedimentos anestésicos também devem ser discutidos com anestesista. Qualquer dificuldade em procedimento anestésico ou complicação anterior deve ser relatada.
Qualquer doença (gripe, alergias, sinusites, diarréias, condições emocionais) devem ser relatadas e podem ser motivo para adiamento do procedimento cirúrgico.
O preparo adequado é essencial para um bom pós-operatório. O ideal é que o paciente seja preparado para chegar nas melhores condições clinicas para seu procedimento. Algumas medicações devem ser suspensas antes de procedimentos cirúrgicos, (ex: AAS, aspirina), inclusive fitoterápicos (ex: ginko biloba), pois podem alterar o efeito de medicações per operatórias, interferir com a coagulação sanguínea entre outros efeitos.Pergunte sempre ao cirurgião em relação ao uso de medicações principalmente relacionadas a anti-coagulação.
Um programa de exercicios fisicos para fortalecimento muscular antes de uma artroplastia pode reduzir o tempo necessario para voltar a atividades cotidianas. Dependendo do motivo e porte da cirurgia é essencial o jejum pré-operatorio de 8 a 12h antes do procedimento com anestesia. (Sem ingerir qualquer tipo de alimento ou liquido). Tabagistas devem tentar parar ou reduzir a quantidade de cigarros. O fumo interfere diretamente na cicatriz operatória, aumentando as chances de necrose e infecção.
Ao se preparar para internação verifique os seguintes itens:
Risco cirúrgico
Termo de consentimento para procedimento – (padrão na maioria dos hospitais hoje)
Lista de medicamentos utilizados
Exames pré-operatorios, inclusive exames de imagem
Documentos do plano de saúde
Em caso de crianças e idosos uma pessoa responsável (familiar)
Valores referentes a Anestesia
Tempo de Jejum antes do procedimento
Valores referentes a Anestesia
Tempo de Jejum antes do procedimento
Produtos de higiene pessoal
Imobilizador/muletas/andador (caso necessário)
Preparar a casa para receber o paciente
O paciente deve também se planejar adequadamente para seu pos operatório antes da cirurgia. Ter conhecimento do que deve ser feito no pós operatório aumenta a tranqüilidade do paciente.
Por exemplo: uma artroplastia de quadril no idoso.
Alguns cuidados deve ser tomados:
No pos operatório normalmente o paciente permanece no CTI (o quarto fica disponível para outro paciente se internar)
No transporte para casa, após alta, pode ser necessário uso de ambulância.
Em casa, um cuidador ou auxiliar de enfermagem contratado para ajudar nas tarefas cotidianas talvez seja necessario.
Andador e cadeira higiênica para deslocamento.
Uso de almofada de dupla abdução.
Fisioterapia para iniciar treino de marcha.
Cuidados com curativo operatório diariamente
Sinais e sintomas de alerta
Data para retorno ambulatório/retirada dos “pontos”
Medicação para analgesia (dor)/profilaxia para trombose.
Esses cuidados podem ser providenciados pré-operatoriamente evitando complicações ou falta de orientações. Expectativas devem ser compatíveis e realistas com procedimento. Essas pequenas atitudes podem se somar e reduzir a ansiedade do paciente e seus familiares, tendo o resultado de uma recuperação mais eficiente e precoce.